A Altri está empenhada em integrar a agenda da sustentabilidade nas suas finanças corporativas. Assim, através do financiamento sustentável, a Altri pretende investir em projetos que melhorem o seu desempenho ambiental, promovam um enquadramento de produção de energia limpa e renovável, e fortaleçam a prevenção e controlo integrados da poluição, reforçando, por conseguinte, o seu compromisso com a sustentabilidade.
A Sociedade Bioelétrica do Mondego, S.A. ("SBM") é uma empresa Portuguesa, detida pela GreenVolt, que integra o Grupo Altri, que se dedica à construção, operação e manutenção de uma central termoelétrica a biomassa, com capacidade de 34,5 MW, localizada na Figueira da Foz.
Para financiar os seus investimentos, a SBM desenvolveu um SBM Green Bond Framework, que serviu de base à emissão do seu SBM 2019-2029 Green Bond ("empréstimo obrigacionista verde").
A utilização dos recursos será alocada exclusivamente ao financimento da central termoelétrica a biomassa de 34,5 MW, localizada no perímetro fabril da Celbi.
Os critérios de elegibilidade definidos no SBM Green Bond Framework são:
- Energia Renovável e Limpa
- Prevenção e Controlo Integrados da Poluição
A SBM contratou a Sustainalytics para avaliar o SBM Green Bond Framework, tendo dela obitdo uma Second-Party Opinion positiva, relativamente ao seu alinhamento com as condições estabelecidas pelos Princípios de Obrigações Verdes ("Green Bond Principles"), publicados pela International Capital Market Association.