A Altri desenvolveu uma abordagem integrada da floresta que assenta no seu aproveitamento de um modo sustentável. A floresta sob gestão é uma imensa fonte de energia renovável, que pode ser produzida através da biomassa residual e através do aproveitamento da potencialidade energéticas das ligninas.

A eficiência energética é um dos principais objectivos da Altri. O processo de produção da pasta de papel e a gestão florestal integrada possibilitam o aproveitamento de duas fontes de energia renovável: a cogeração e a biomassa.

Completa integração florestal

Completa integração florestal  / Fibra -Cozida (e brangueada) para produzir pasta, Resinas; Queimadas para produzir licor negro para cogeração; Casca, ramos e detritos florestais, Queimadas para produzir biomassa.

O processo de produção energética através de cogeração consiste na produção de vapor através da queima de licor negro (lignina), que faz movimentar uma turbina, que por sua vez acciona a um gerador que produz energia eléctrica. As fábricas de pasta de papel reutilizam este componente vegetal e reciclam a maioria dos químicos utilizados no processo produtivo.

A biomassa florestal resulta da limpeza das florestas, dos ramos e folhas de árvores e, essencialmente, da casca. Esta biomassa é estilhaçada e depois queimada numa caldeira de biomassa, produzindo vapor que faz funcionar uma turbina que acciona um gerador. A energia eléctrica produzida através deste processo é integralmente colocada na rede pública.

© 2017 Altri

Entregue pela Investis - link para o site (Abre em uma nova janela)